O projeto ForRural, dinamizado pela FORESTIS – Associação Florestal de Portugal visa fomentar a capacitação e a transferência de conhecimento para técnicos e os agentes rurais, disponibilizando e dando a conhecer informação sobre projetos de desenvolvimento, demonstração e experimentação relacionados com os setores florestal, agrícola e do desenvolvimento rural.
É também objetivo capacitar e promover eventos de debate e reflexão entre técnicos, gestores e produtores florestais sobre serviços de aconselhamento e iniciativas de gestão agregada que contribuam para a adaptação às Alterações Climáticas, desenvolvimento de Territórios Sustentáveis, Revitalização das Zonas Rurais e Organização e Promoção da Produção florestal.
Existe muito conhecimento criado, ao longo do tempo, dedicado aos desafios que a floresta ainda apresenta e é importante recuperar e aproveitar as oportunidades que são construídas e disponíveis. No âmbito deste projeto pretende-se reunir o conhecimento resultante dos projetos relacionados com as problemáticas e/ou necessidades da floresta e desenvolvimento rural e divulgá-los através de um serviço personalizado aos técnicos, proprietários e gestores florestais e agricultores, de acordo com os interesses e necessidade de utilização da informação. Capacitando-os para a tomada de decisão e implementação de ações que potenciem a inovação, aumentem a resiliência e a sustentabilidade do território, fomentando a fixação dos profissionais e a atração de novas pessoas para os meios rurais.
O objetivo principal do ForRural é facilitar a disponibilização de conhecimento e a capacitação dos agentes, envolvendo-os num processo de melhoria continua a partir dos resultados de projetos que promovam um território sustentável, a mitigação e adaptação às alterações climáticas (ex. aumento da resistência e resiliência a incêndios, pragas e doenças), a organização e promoção da produção (ex. resina, apicultura e silvopastorícia) e da economia circular (ex. valorização da biomassa florestal para calor) e a revitalização das zonas rurais.
Nesta atividade será tomado partido dos projetos que a FORESTIS foi coordenadora e parceira, ao longo dos anos, realçando os que foram realizados no âmbito da Rede Rural Nacional e do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020. O objetivo é agregar projetos que abordem tópicos as temáticas das Alterações Climáticas (Mitigação e Adaptação); Territórios Sustentáveis; Revitalização das Zonas Rurais; Organização e Promoção da Produção.
Em grande medida, a transferência da informação compilada que abrange os quatro temas prioritários serão abrangidos pela realização de seminários, workshops, visitas ao terreno e participação em feiras. Através destas pretende-se por exemplo alcançar os técnicos envolvidos na coordenação de sistemas da gestão florestal sustentável (exemplo: Grupos de Certificação FSC e PEFC), na promoção das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), cooperativas agrícolas e Agrupamentos de Baldios.
O projeto prevê também a realização de duas publicações temáticas em suporte digital sobre assuntos de interesse dos destinatários e que se relacionem com a transferência de conhecimento para técnicos, produtores e gestores florestais temáticas, principalmente em matéria de serviços de aconselhamento e projetos de desenvolvimento que abordem tópicos as temáticas das Alterações Climáticas (Mitigação e Adaptação); Territórios Sustentáveis; Revitalização das Zonas Rurais; Organização e Promoção da Produção.